sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

UMA QUESTÃO DE COIMAS

.
Por Alice Vieira

O MUNDO está louco. (Isto por acaso soava melhor se fosse “tá”, mas o acordo ortográfico, que transformou todos os “espectadores” em “espetadores”, ainda não chegou a tanto).

Claro que há as grandes, as enormes, as desvairadas loucuras, que implicam sangue e mortos e massacres, com as pessoas a tentarem sobreviver, sabe-se lá como, e a tentarem fugir, sabe-se lá para onde.

Mas depois há aquelas loucuras pequeninas, quase nem se dá por elas, começam devagarinho, uma pequena notícia num dia e no outro já se esqueceu, que o pessoal tem mais que fazer.

Então parece que pelos Açores há quem proponha castigar os pais que não acompanhem os filhos nos estudos.

Mas castigar mesmo.

Com multas e perdas de direitos sociais.

“Coimas”, para parecer ainda pior. (Quando uma multa passa a coima, estamos feitos.)

Imaginem lá no Pico, nas Flores, na Graciosa, seja onde for, um desgraçado a chegar a casa derreado do trabalho, e ainda ter de dizer «ó Zé, vai lá buscar Os Lusíadas para a gente dividir as orações, senão o professor queixa-se, o governo sabe, e lá se vai o abono!»

No nosso país nada se constrói sem ameaças ou mão pesada.

Alguma coisa não corre bem? Coima para cima dela!

Não há sequer a preocupação de, como me disse um dia um extraordinário polícia que me desculpou uma infracção (levezinha…), “fazer pedagogia”.

Não seria preferível, nos Açores (ou em qualquer outro sítio…) ,explicar aos pais que têm de saber se os seus filhos vão ou não vão à escola, têm ou não têm aproveitamento, essas coisas?

Fazer pedagogia?

Não.

À partida, é logo a ameaça, é logo o chicote.

A gente manda com a coima (hoje estou apaixonada por esta palavra…) e depois logo se vê.

Se, quando os meus filhos andavam na escola, esta lei estivesse em vigor, as finanças tinham-se endireitado num instante: nunca me lembro de os ter ajudado nos trabalhos de casa, nem de alguma vez lhes vistoriar os cadernos.

(O que me vale é viver em Lisboa, senão ainda esta tardia confissão me levava a ser condenada, e a pagar retroactivos…)
.
«JN» de 25 Fev 11

1 comentário:

  1. O objectivo é transformar as crianças em potênciais delatores dos pais?
    Sim, é porque, se não forem as crianças a "chibar-se" (este termo "calão", também fica a dever nada a «coima» diga-se de passagem)como é que o estado vai tomar conhecimento da falta paterna?!
    No entanto, quer-me parecer que a finalidade possa ser outra, quiça mais obscura e tenebrosa. Pode ser que no final do ano, o estado e o ministério da educação, pretendam que os pais acompanhem os filhos quando prestarem provas. E... se o resultado for mau, como já vem sendo habitual, a Senhora Ministra Alçada, possa deduzir que os erros fossem da autoria dos pais, o que elevaria o rácio de aproveitamento escolar dos infantas... para o máximo.
    E cada vez mais, pró subsídiozito da UE, o que contam são as estatísticas.
    Ólarecas, se é!

    ResponderEliminar